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CaracterĂ­sticas principais

Idioma
PortuguĂȘs
Formato
Papel
Editora
ALMEDINA

Outras caracterĂ­sticas

  • ISBN: 9789724040110

Descrição

CĂłdigo AL205 - Localização: Caixa 12 - Livro novo, brochura, editado em Portugal, 254 pĂĄginas, EM ESTOQUE - ENVIO IMEDIATO - ALMEDINA DIRETA SINOPSE Vivemos um momento da histĂłria da humanidade em que assistimos, simultaneamente, ao pleno reconhecimento da leitura como factor decisivo para o desenvolvimento individual e coesĂŁo social, mas tambĂ©m ao aparecimento de um tipo de leitor, de caracterĂ­sticas ainda imprevisĂ­veis, que nos alerta para a crescente responsabilidade dos diferentes mediadores de leitura - FamĂ­lia, Escola e outros agentes sociais - para uma intervenção que, necessariamente, se quer mais precoce, e que permita que a formação de leitores se faça de forma consistente, dada a maior complexificação e exigĂȘncia que as competĂȘncias literĂĄcitas vĂȘm assumindo nos nossos dias. Este reconhecimento nĂŁo teria, no entanto, qualquer impacto se nĂŁo fosse acompanhado do esforço e mĂ©rito dos investigadores e Universidades que procuram suporte cientĂ­fico para enquadrar a aquisição de comportamentos de leitura e, assim, possibilitar o desenho de modelos e prĂĄticas sustentadas de formação de leitores. É o caso deste conjunto de artigos que reflectem sobre as questĂ”es associadas a esta temĂĄtica e. ainda, sobre o papel dos agentes responsĂĄveis pelo desenvolvimento dos mecanismos subjacentes Ă  aquisição da leitura e ao seu envolvimento nos respectivos processos. Apropriando-nos das palavras-chaves do capĂ­tulo que dĂĄ nome ao livro - interacção e partilha - dirĂ­amos que estas se assumem como transversais, nos modelos dialĂłgicos que sustentam a criação e desenvolvimento de hĂĄbitos de leitura, referidos nos diferentes capĂ­tulos, tanto no Ăąmbito dos projectos de literacia familiar e/ou emergente, mas tambĂ©m na responsabilidade acrescida da escola no contexto actual. Palavras-chaves de que a biblioteca se sente parceira, no percurso colectivo e individual que a escola representa, pela centralidade que nestas matĂ©rias deve ocupar, mas tambĂ©m porque o seu espaço Ă© ele prĂłprio de partilha e interacção, consigo, com outras bibliotecas escolares, com a biblioteca pĂșblica. A investigação nesta ĂĄrea proporciona aos mediadores de leitura, aquilo em que acreditamos: toda a prĂĄtica se sustenta na reflexĂŁo e na teoria. Neste sentido, congratulamo-nos com o empenho e esforço que os investigadores tĂȘm realizado, designadamente todos os que dĂŁo corpo a este livro, consubstanciando, sem dĂșvida, mais um passo decisivo para que as nossas famĂ­lias, as escolas, as bibliotecas e o prĂłprio poder polĂ­tico compreendam que a sociedade se desenvolve como os leitores, de raiz, de forma continuada e em interacção e partilha. O leitor e a sua figura sĂŁo filhos da ideia de liberdade, o seu nascimento Ă© recente, decorre da modernidade. O seu trajecto, no entanto, jĂĄ sofre grandes desafios, cujos contornos estamos agora a conhecer e sobre os quais reflectimos de forma acesa e discordante quanto ao seu futuro. Mas, Ă© exactamente por isso que nĂŁo duvidamos que fazer leitores Ă© algo de que a sociedade nĂŁo pode prescindir, pois o leitor serĂĄ sempre o construtor da diferença.

ISBN: 9789724040110
Autor: Fernanda Leopoldina Viana E Iolanda Ribeiro
Ano: 2009
Editora: ALMEDINA
PĂĄginas: 254
Idioma do livro: PortuguĂȘs
Peso: 440g
Tipo de encadernação: Brochura

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